quinta-feira, 5 de abril de 2012

NINGUÉM NOS AMOU COMO ELE


Em uma das mais belas passagens do Novo Testamento, Jesus está reunido com todos os discípulos, para a última ceia. Já no final desta, após revelar a traição de Judas, dirige-se aos demais presentes e nos deixa, na opinião deste humilde escriba, Seu mais importante legado: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros (João 13:34)”.

Até o mais intransigente dos ateus é incapaz de questionar a verdade universal contida nessa exortação. Ainda que Cristo houvesse sido o ser mundano, pecador, esposo de Maria Madalena e pai de numerosa prole, como alguns incrédulos o descrevem em livros fantasiosos ou em filmes risíveis, não se pode negar a influência de Seus ensinamentos na cultura ocidental.

O mundo como o vemos hoje, certamente, seria bem pior se Jesus não tivesse existido. Basta ler os evangelhos para se dar conta do quanto devemos ser gratos ao filho de Deus. Foi Ele que nos ensinou a não revidar a agressões, a zelar pela integridade das crianças, a não julgar os outros, a respeitar as diferenças, a ser bom e generoso com todos.

Tornar nossa convivência um pouco mais pacífica é um milagre de Cristo que se renova a cada novo nascer do Sol. Pena que, passados mais de dois mil anos, a grande maioria ainda veja seu semelhante como um inimigo em potencial. Se seguíssemos fielmente o principal mandamento cristão, não veríamos gente morrendo porque torce por um clube rival, não faríamos da Política um balcão de negócios, não deixaríamos de pagar pensão alimentícia aos próprios filhos, não faríamos do dinheiro e do poder o principal objetivo de nossas vidas.

Por isso é que a Semana Santa não pode ser encarada como um simples feriadão. Deveríamos aproveitar este momento para fazer, no mínimo, dois dias de silêncio, em sinal de respeito e gratidão. Se Jesus Cristo suportou, com humildade e altivez, todas as provações, por que nós não seríamos capazes de nos privarmos dos prazeres terrenos? Se você, caro leitor, não consegue, é sinal de que não está amando sequer a si mesmo.

Uma ótima Semana Santa a todos! Que tenhamos uma feliz Páscoa e que Jesus nos conduza a um mundo melhor, repleto de paz, amor e respeito ao próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário